terça-feira, 12 de maio de 2009

Curiosidades!!!

Saiba mais sobre esse fascinante conto:
  • Na história original, o sapatinho de vidro estava cheio de sangue dos dedos e joanetes decepados das irmãs malvadas, e o rei eventualmente sentenciou a madrasta e suas filhas a dançarem até a morte, usando botas de ferro ferventes (uma forma de tortura popular na Idade Média).
  • Existem cerca de 3000 versões do mito de Cinderela.
  • A história de Cinderela é um dos contos-de-fada mais antigos do mundo.
  • 90% do desenho animado, quando produzido, fora usado atores para como referência de animação para Cinderella e os demais personagens humanos para que assim, os movimentos fossem mais reais.
  • No Brasil, o filme já teve diversos títulos alternativos. Quando lançado nos cinemas, era chamado de A gata borralheira. No lançamento em vídeo, no início dos anos 90, o título foi mudado para Cinderela - A gata borralheira. E depois só passou a ser chamado só de Cinderela.
  • Quando o filme foi lançado em 1950, ele se tornou não apenas um dos mais rentáveis do ano, como o maior sucesso da Disney em muitos anos.
  • As canções de Cinderela foram as primeiras partituras de música lançadas pela então recentemente criada Walt Disney Music Company.
  • No Oscar de 1951 foi indicado nas categorias de melhor canção por Bibbidi-Bobbidi-Boo, e melhor trilha sonora.
  • No Festivel de Berlim 1951 e 1960 foi indicado ao Urso de Ouro, em 1960, venceu na categoria de melhor musical e recebeu o Prêmio da Audiência, em 1951.


História Original

Oi!
Pessoal, a origem da história de CINDERELA tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charle Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado "A Gata Borralheira". A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault. Nesta, porém, não há a figura da fada-madrinha e, no final, as irmãs malvadas ficam cegas ao terem seus olhos furados por pombos.
A literatura e o cinema, utilizaram-se de seu arco dramático para o desenvolvimento de inúmeras outras obras de apelo popular. Além das animações de Walt Disney - que sempre buscaram inspiração nos contos de fadas - merece destaque o filme "Uma Linda Mulher", protagonizado por Julia Roberts, e que foi sucesso de bilheteria nos anos 90. Além dos filmes: "Para sempre Cinderela", de 1998, protagonizado pela atriz Drew Barrymore e "A Nova Cinderela", de 2004, protagonizado pela atriz Hilary Duff.
Segue-se o link com a história original (para que todos tenham acesso à história como é contada):
Versão Walt Disney -
Versão Irmãos Grimm -
;*